A criança interior é uma parte da personalidade de um adulto que representa sua essência infantil, incluindo tanto aspectos positivos quanto negativos.
Ela abriga memórias, crenças, desejos e traumas da infância e pode influenciar nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos ao longo da vida adulta.

Se uma pessoa teve uma infância marcada por carinho e apoio, sua criança interior pode se sentir segura e amada, representando nossa capacidade de sermos curiosos, criativos, alegres, espontâneos e cheios de imaginação.
Por outro lado, se a infância foi caracterizada por conflitos e instabilidade, a criança interior pode abrigar emoções de medo, raiva ou tristeza, representando nossas inseguranças, medos, traumas e emoções reprimidas, que podem nos impedir de agir de forma saudável e equilibrada. O adulto pode ter dificuldade em confiar nos outros ou pode buscar constantemente a validação e a aprovação dos outros.
Trabalhar com a criança interior é uma abordagem terapêutica que visa reconhecer, compreender e fornecer o apoio emocional necessário para curar feridas do passado, aumentar a autoestima, superar traumas e medos que podem estar impedindo o crescimento emocional e pessoal, permitindo que o adulto leve uma vida mais equilibrada e feliz.